A Secretaria de Segurança Pública da Bahia (SSP) informou que ao longo de 2024, foram apreendidas cerca de 6.298 armas, com destaque para o recorde na apreensão de 86 fuzis, número que supera os registros de 2022 e 2023, quando foram apreendidos 22 e 54 fuzis, respectivamente.
O órgão atribui o aumento nas apreensões de armamentos pesados a um esforço contínuo das forças de segurança para combater o tráfico de armas e desarticular facções criminosas. A criação da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (Desarme), vinculada ao Departamento de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), foi um dos principais avanços em 2024, reforçando as investigações sobre a origem e o comércio ilegal de armamentos.
O secretário da Segurança Pública da Bahia, Marcelo Werner, afirmou que a prioridade continuará sendo desarmar facções criminosas, o que, segundo ele, impacta diretamente na redução das mortes violentas no estado. “Seguiremos com o foco na missão de desarmar os integrantes das facções”, disse Werner.
Fonte Bahia.Ba