Nascida em 25 de março de 1906, na zona rural de Alagoinhas, Bahia, dona Maria da Anunciação Carvalho é atualmente a mulher mais velha do Brasil e possivelmente do mundo, superando a japonesa Tomiko Itooka, reconhecida pelo Guinness Book aos 116 anos. Sua idade é comprovada por uma certidão de nascimento original e documentos legíveis, apesar de ela nunca ter sido alfabetizada.
Criada com alimentos naturais e simples, como feijão, farinha e arroz, dona Maria viveu uma vida rural dedicada à agricultura, criando cinco filhos com o que plantava. Hoje, ela tem 25 netos, 18 bisnetos e 11 tataranetos, que frequentemente se reúnem em sua casa, no Alto Sagrado Coração de Jesus, em Alagoinhas.
Mesmo com a saúde delicada e a lucidez reduzida, dona Maria mantém uma rotina tranquila. Cuidadosamente assistida por seu filho Julho, ela ainda desfruta de momentos na varanda, aproveitando o sol da manhã e a brisa da tarde. Sua longevidade é atribuída ao estilo de vida simples, à alimentação livre de agrotóxicos e ao amor de sua extensa família.
Emocionada ao ver tantas gerações reunidas recentemente em sua casa, dona Maria achou que se tratava de uma celebração religiosa. Conhecida pela resiliência e força, ela se tornou um exemplo inspirador para Alagoinhas e para o Brasil.
Com dois anos a mais que a atual recordista mundial, dona Maria da Anunciação pode em breve ser reconhecida oficialmente como a mulher mais velha do planeta, um título que honra sua trajetória e reforça seu legado como um patrimônio vivo da história. *As informações são do jornalista Vanderley Soares, do Gazeta dos Municípios