A Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), em conjunto com a Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), anunciou nesta quarta-feira (16/10) a suspensão temporária do uso do gramado do Estádio de Pituaçu. A medida, que entra em vigor a partir da próxima segunda-feira (21/10), visa garantir a plena recuperação do campo, que ficará interditado por até 30 dias.
A decisão foi tomada devido à intensa agenda de jogos realizada no estádio ao longo de 2024. Desde março, já foram realizadas 170 partidas, com dias de até cinco jogos, como ocorreu em 24 de agosto. Segundo a Sudesb, esse cronograma extenuante tem dificultado a recuperação adequada do gramado, mesmo com a aplicação contínua de tratamentos e insumos.
Ainda segundo a superintendência, a suspensão foi comunicada oficialmente à Federação Bahiana de Futebol (FBF) e aos clubes com jogos previstos nas próximas quatro semanas, incluindo as equipes sub-15 e sub-17 de Bahia, Estrela de Março e Vitória.
Antes da suspensão, o estádio receberá as últimas partidas neste final de semana. No sábado (19/10), ocorrerá a primeira rodada das finais do sub-15 e sub-17 masculinos, com os confrontos Vitória x Bahia e Estrela de Março x Bahia, às 9h e 10h30, respectivamente. No domingo (20/10), serão realizados os jogos de abertura da terceira edição da Copa Loreta Valadares, com partidas às 9h, 10h30, 13h e 14h30.
Em contato com a equipe do Aratu On, o Bahia informou que deve mandar as finais do sub-15 e sub-17 para Simões Filho, esperando apenas a confirmação da prefeitura da cidade. Já as semifinais do feminino e a Copa do Brasil sub-20 serão levadas para a Arena Cajueiro, em Feira de Santana.
Fonte Aratu On