Nesta última quinta-feira, 5, a ministra Cármen Lúcia, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), incentivou a atualização do e-Título. Em aviso prévio de menos de 30 dias antes do início do primeiro turno das eleições, a ministra reforçou aos eleitores que não deixem essa atualização para os últimos dias.
O TSE recomenda que os eleitores baixem o aplicativo com antecedência para evitar “eventuais filas virtuais” nos dias que antecedem as eleições, quando o volume de acessos simultâneos pode afetar a qualidade da conexão.
Com objetivo de garantir tranquilidade e facilidade ao participar do pleito, o procedimento de atualização do aplicativo está disponível nas lojas virtuais Google Play e Apple Store, para ter a versão mais recente disponível.
Em nota, o TSE anunciou que a atualização mais recente do aplicativo, realizada em 1º de setembro, introduziu melhorias na identificação por biometria e na consulta ao local de votação, além de ajustes para aprimorar o desempenho geral.
Em comunicado, o tribunal destacou que, para votar, é necessário apresentar apenas um documento oficial com foto. Para aqueles que optarem por se identificar apenas com o e-Título, é preciso que o perfil no aplicativo tenha uma foto, o que só pode ser feito através do cadastramento biométrico prévio na Justiça Eleitoral.
Lançado no final de 2017, o e-Título oferece a via digital do título de eleitor e acesso rápido a informações da Justiça Eleitoral. O aplicativo permite consultar o local de votação, emitir certidões, justificar ausências, pagar multas, autenticar documentos e se inscrever como mesário voluntário.
Fonte Atarde