O estudante baiano Rafael Assis Melo, de 14 anos, levou medalha de ouro na Olimpíada Copernicus de Matemática, que reúne estudantes de todo o mundo. A competição aconteceu em Nova York e tem apoio da Universidade de Columbia, uma das instituições mais prestigiadas dos Estados Unidos.
“Fiquei muito emocionado, estava me preparando há muito tempo. Quando subi no palco para receber a medalha, percebi que se houver dedicação, podemos conquistar muitas coisas”, comemorou o estudante soteropolitano.
A competição marcou a primeira vez que Rafael viajou para fora do país. Aos 14 anos, ele já competiu em pelo menos cinco outras olimpíadas, inclusive internacionais. Para aumentar o número de estudantes participantes, essas competições muitas vezes acontecem em vários países ao mesmo tempo.
“Nós sempre o estimulamos a participar dessas competições, porque vimos que ele gosta. Acho que é uma oportunidade de colocar os talentos em evidência”, comentou a mãe do estudante, Kelma Assis, que também lista que o contato com alunos de outras escolas e países é um dos benefícios.
Estudante baiano participou de competição em universidade em que Barack Obama estudou
A Olimpíada Copernicus de Matemática aconteceu entre os dias 14 e 18 deste mês, na Universidade de Columbia. A instituição é parte da liga de universidades de elite nos Estados Unidos e já formou personalidades como o ex-presidente Barack Obama.
A prova que o estudante baiano Rafael respondeu tinha questões de números racionais e irracionais, sistemas de equações, expressões algébricas e probabilidade. Para conquistar o ouro, Rafael teria que acertar entre 91 e 100% da prova.
“Não chamaram no bronze, não chamaram na prata, então pensamos: ‘É, agora só resta o ouro mesmo’. Foi uma alegria imensa quando falaram o nome dele”, comentou a mãe de Rafael, que lembrou também que outros competidores brasileiros comemoraram a conquista.
“O legal é que a matemática é a mesma em todos os idiomas. Línguas diferentes podem se comunicar usando números”, comentou o estudante, que lembra da boa experiência de estar numa sala com muitas culturas diferentes.
Nos últimos quatro anos, Rafael já participou das seguintes competições:
Olimpíada de Matemática do Estado da Bahia (OMEBA);
Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP);
Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA);
Concurso Canguru de Matemática;
American Mathematics Olympiad (AMO);
TeenEagle Competition.
Fonte IBahia