Campeão estadual em 2021 e 2022, o Atlético de Alagoinhas iniciou a sua preparação para o Campeonato Baiano de 2024 na última terça-feira (5). O Carcará busca melhorar a sua última campanha no Baianão depois de terminar a edição de 2023 na 8ª colocação, apenas uma posição à frente da zona de rebaixamento, composta por Jacobinense e Doce Mel.
No dia que começou a sua pré-temporada, o Atlético de Alagoinhas, que está sendo comandado pelo técnico Zé Carlos, anunciou a contratação dos seguintes atletas: Ruan Teles, meia-atacante de 26 anos com passagens por Cruzeiro-MG, Marítimo de Portugal e Vila Nova-MG, Juninho Santana, lateral-direito de 21 anos que já atuou nas divisões de base do Vitória, São Bernardo-SP e Mantiqueira-SP, e Alex Gallo, volante de 28 anos com passagens pelo sub-23 do Vitória, Paysandu-PA e Macaé-RJ.
Nesta terça-feira (12), mais três jogadores foram anunciados pelo bicampeão baiano: Joalisson Bahia, zagueiro de 20 anos, que já atuou por Morrinhos e Anapolina, ambos de Goiás, Ítalo Tabata, volante de 22 anos, vindo do Goiânia, e Felipe Ferreira, zagueiro de 26 anos que já vestiu a camisas de equipes como o Ituano-SP e Cabofriense-RJ.
Na temporada de 2023, o Carcará também disputou a Série D do Campeonato Brasileiro, terminando na 7ª e penúltima colocação do Grupo 4. Com 15 pontos, o Atlético de Alagoinhas terminou à frente do Jacuipense e atrás do Cruzeiro-AL (6º), Sergipe (5º), Falcon-PE (4º), ASA-AL (3º), Bahia de Feira (2°) e Retrô-PE (1°).
Em 2024, o Atlético de Alagoinhas disputará apenas o Campeonato Baiano, que também contará com Bahia, Bahia de Feira, Barcelona de Ilhéus, Itabuna, Jacobina, Jacuipense, Jequié, Juazeirense e Vitória. Na primeira fase, os 10 times irão compor um único grupo e os jogos acontecerão em sistema apenas de ida. Os quatro melhores colocados avançam para a semifinal do Baianão e os dois últimos estarão rebaixados para a Série B de 2025.
O primeiro jogo do Carcará no torneio estadual será contra o Itabuna, no dia 14 de janeiro, fora de casa, às 18h30. Bahia de Feira x Jacobina, Barcelona de Ilhéus, Jacuipense x Vitória e Bahia x Jequié fecham a primeira rodada do Baianão 2024, com final programada para 7 de abril.
Fonte BN