Na manhã deste domingo (10), em Teixeira de Freitas/BA, na altura do KM 895 da BR 101, próximo ao trecho conhecido como “curva da tarifa”, um condutor de 36 anos e sua filha de 7 anos, que seguiam de Teixeira de Freitas (BA) para São Mateus (ES) se assustaram quando o veículo que ocupavam perdeu o contato com o solo, em razão da chuva que caía, e saiu da pista.
O veículo atravessou a valeta de escoamento de água e ficou preso com as duas rodas do lado direito na parte externa. Com o auxílio dos policiais e os meios disponíveis, o veículo foi retirado com segurança para que pudesse seguir viagem após a verificação das condições de trafegabilidade.
Apesar do susto, condutor e filha ficaram ilesos. Os policiais acalmaram a criança e deram as devidas orientações sobre a Declaração de Acidente de Trânsito (DAT) ao pai, e os escoltaram até um local seguro para aguardar apoio e examinar a suspensão do veículo.
Está chovendo? Não corra!
A alta velocidade é um dos principais fatores da perda do atrito entre o pneu e o asfalto, facilitando a entrada de água entre os dois elementos.
Por isso, a primeira coisa que temos que ter em mente é que devemos dirigir a uma velocidade reduzida, mesmo que a sinalização da via indique uma velocidade superior.
Se você se envolveu em um acidente onde ninguém foi lesionado, você mesmo pode registrar o boletim online de casa. Confira os requisitos:
– Não lesionaram pessoas;
– Não houve incêndio em pelo menos um terço de algum dos veículos envolvidos;
– Não ocorreu vazamento ou derramamento de produto perigoso, avaria nas embalagens dos produtos perigosos fracionados ou dano no equipamento de transporte de produto perigoso a granel.
O registro é feito via internet pelos próprios usuários envolvidos, direta ou indiretamente, na ocorrência de acidentes de trânsito em rodovia federal que não se enquadrem como acidente relevante.
Lembre-se: somente o condutor pode realizar o registro e você precisará da CNH e do CRLV do veículo envolvido. As informações de preenchimento são de total responsabilidade do comunicante.
Ficou com dúvida? Você pode comparecer a qualquer unidade da Polícia Rodoviária Federal para esclarecer eventuais dúvidas quanto ao preenchimento da DAT.
Fonte Nucom PRF-BA