Uma oportunidade para quem pretende se especializar ou ingressar no ensino superior. A Universidade Aberta do Brasil na Bahia (UAB-BA), que é vinculada à Secretaria da Educação do Estado da Bahia, abriu inscrições para processos seletivos com o objetivo de oferecer o ingresso de professores formadores em cursos da Educação Superior.
Vão ser oferecidos sete novos cursos de especialização e licenciatura, com 1.076 vagas, todos na modalidade de Educação à Distância, nos municípios de Alagoinhas, Barreiras, Euclides da Cunha, Feira de Santana, Ipiaú, Itabuna, Itapetinga, Jequié, Juazeiro, Macaúbas, Paulo Afonso, Pintadas, Salvador, Santa Maria da Vitória, Seabra.
Até agosto, as inscrições para os processos seletivos vão ser realizadas com a oferta de cursos nas áreas de Música e Contemporaneidade, Matemática, Pedagogia, Física, Biologia, Tecnologia Agrária e Ensino de Ciências para os anos finais do Ensino Fundamental.
As instituições públicas parceiras – IFBA, UNIVASF, UEFS, UESB e UFRB – disponibilizaram em seus portais os editais, locais de inscrição e outras informações para ajudar os requerentes a submeterem suas candidaturas no processo seletivo do curso de seu interesse. Todo o processo de inscrição será feito de forma on-line e o interessado deve obedecer o prazo estipulado por cada universidade.
De acordo com a coordenadora de Educação à Distância – Programa UAB-Bahia, Mila Almeida Midlej Silva, a oferta é de suma importância para a formação dos professores.
“Na graduação, a política pública da UAB tem como ofertas prioritárias as licenciaturas, com o objetivo de ampliar a formação inicial de professores no Estado. Já na pós-graduação, oferta, ainda, especializações diversas com o intuito de ampliar a formação continuada de professores em diferentes áreas da Educação. Periodicamente, as IES públicas realizam, por vestibular ou editais, as seleções para o preenchimento de vagas. Essas ofertas são fundamentais para a interiorização da Educação Superior, o que assegura, através da Educação à Distância, a universalização do acesso”, afirmou.
Criado em 2006, o sistema UAB viabiliza a universidade pública em locais distantes e isolados do país por intermédio da modalidade Educação à Distância (EAD), com ofertas de vagas voltadas, como prioridade, ao preparo de profissionais para trabalhar com a Educação Básica.
A oferta de vagas no Ensino Superior público para pessoas com dificuldades de acesso à universidade é feita pela Secretaria da Educação do Estado, que é responsável por articular e desenvolver em regime de corresponsabilidade com os três níveis governamentais (federal, estadual e municipal), de forma democrática e regionalizada.
Fonte Atarde