O ex-boxeador Maguila morreu nesta quinta-feira (24/10), em São Paulo, aos 66 anos. A informação foi confirmada pelo Instituto Maguila.
Natural de Aracaju, Sergipe, José Adilson Rodrigues dos Santos estava internado desde 2017 em uma clínica na cidade de Itu, no interior de São Paulo, devido a uma encefalopatia traumática crônica (ETC). A doença considerada incurável é similar ao Alzheimer e comum em pugilistas, causada pelos golpes sofridos na cabeça.
Durante a carreira, Maguila acumulou diversos títulos. Foi campeão brasileiro ao vencer Valdemar Paulino de Oliveira, em 1983, e no ano seguinte se tornou campeão sul-americano. Em 1986, foi campeão das Américas e em 1995 sagrou-se campeão mundial pela Federação Mundial de Boxe, após derrotar o britânico Johnny Nelson.
Em 2000, a lenda do boxe brasileiro se aposentou.
Procurado pela equipe de jornalismo do Grupo Aratu, o pugilista baiano Acelino Popó Freitas enviou um vídeo falando sobre Maguila, afirmando que o multicampeão da categoria peso-pesado sempre foi uma referência. “O Brasil e o boxe te amam muito. Obrigada por tudo”, disse. Veja abaixo:
Popó também homenageou Maguila nas redes sociais, compartilhando um vídeo antigo ao lado do multicampeão da categoria peso-pesado. “Descanse em paz, meu eterno campeão”, escreveu na legenda.
Fonte: AratuOn