Policiais do Grupo de Fiscalização de Trânsito da PRF de Simões Filho retiveram cinco caminhões que, juntos, possuíam quase 40 toneladas de carga excedente do limite regulamentado.
Na segunda-feira (5), durante abordagens em frente ao posto da PRF de Humildes (km 173 da BR101), foram autuadas 3 carretas transportando brita e ração com 31.870 kg a mais que o máximo permitido.
Já na terça-feira (6), na praça de pedágio de Simões Filho (Km 599 – BR 324), foi parada uma caçamba, com cloreto de potássio e após vistoria foi verificado que o veículo trazia 3.030 kg de excesso.
Por último, ainda em Simões Filho, após abordagem a um basculante IVECO emplacado em Salvador (BA), trazendo areia, pesou 4.570 quilos a mais.
Dois dos veículos também foram autuados por ultrapassar a capacidade máxima de tração. Vale ressaltar que o valor da multa é proporcional ao tamanho do excesso detectado em cada veículo, conforme o artigo 231 do Código de Trânsito.
Os caminhões flagrados transportando carga acima dos limites permitidos pela legislação e pela capacidade indicada pelos fabricantes foram retidos e somente liberados após o transbordo da carga excedente.
Cada veículo de carga possui uma configuração de tamanho, formato e quantidade de eixos. Isso implica no limite de peso que a via pode suportar para que não cause danos à pavimentação, além de representar a trafegabilidade do veículo com segurança em curvas e frenagens.
Cabe ressaltar que essas ações de combate ao excesso de peso, como também às dimensões excedentes, e ainda a fiscalização da execução dos serviços de escolta credenciada aos veículos de transporte de cargas superdimensionadas, são realizadas constantemente nas rodovias federais, promovendo assim a fluidez do trânsito, conservação do pavimento, e segurança dos usuários.
Fonte Nucom da PRF-BA