Uma operação deflagrada pelo Ministério Público da Bahia (MP-BA) prendeu um homem apontado como o principal operador de um um esquema de fraudes bancárias que teria movimentado R$ 90 milhões. A residência do suspeito, em Feira de Santana, é alvo de mandado de busca e apreensão na manhã desta quarta-feira (10). O nome do investigado não foi divulgado.
Além da Bahia, a ação ocorre nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Paraná, Rio de Janeiro, Paraíba e Ceará. O objetivo é desarticular três organizações criminosas de âmbito nacional especializadas em fraudes bancárias, especialmente na prática dos golpes conhecidos como “mão fantasma/acesso remoto” e “falsa central de atendimento”.
Ao todo, foram expedidos 34 mandados de prisão preventiva e 73 mandados de busca e apreensão.
Segundo o MP, a investigação começou no fim de 2022, após boletins de ocorrência relatarem a subtração de valores de contas bancárias. Os criminosos utilizavam aplicativos de gerenciamento remoto para controlar os celulares das vítimas e realizar transferências ilícitas de valores.
As diligências são realizadas pelo Gupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas e Investigações Criminais (Gaeco).
Fonte Bahia.Ba