O Bahia foi a campo, neste sábado (13), tentando manter a ótima campanha em Salvador, mas viu pela frente um Cuiabá que não se intimidou dentro da Arena Fonte Nova com quase 49 mil torcedores. O Tricolor foi derrotado pelo Dourado por 2 x 1 e perdeu a invencibilidade em casa na Série A.
Em um primeiro tempo irreconhecível, com o Cuiabá indo para o intervalo na frente do placar após gol de Isidro Pitta, o Bahia voltou melhor do intervalo e empatou com Jean Lucas. Porém, a resposta da equipe cuiabana foi rápida e Pitta balançou as redes mais uma vez.
Com o resultado na 17ª rodada, o Esquadrão manteve o tabu de nunca ter vencido o Dourado na história. O time tricolor continuou com 30 pontos e segue na quarta colocação, mas pode perder a posição na tabela caso o São Paulo vença o Grêmio na próxima quarta-feira (17) .
O Bahia terá um novo desafio no domingo (21) pela 18ª rodada do Brasileirão. A equipe recebe o Corinthians, na Arena Fonte Nova, às 16h.
O JOGO
Primeiro tempo
A primeira parte do jogo terminou em 1 x 0 para o Cuiabá, porém, foi pouco pelo que o time mato-grossense produziu. O Bahia entrou totalmente desligado na partida e cedeu três chances para o adversário antes dos cinco minutos, mas que não foram aproveitadas. A equipe tricolor estava desorganizada defensivamente e foi punida com gol de Isidro Pitta após cobrança de escanteio. Depois, o Esquadrão tentou equilibrar o confronto, mas sem nenhuma chance de perigo. Fim da primeira etapa com um Bahia irreconhecível e em desvantagem no placar.
Antes do primeiro minuto, Derik Lacerda roubou a bola de Cicinho, avançou pela esquerda e tocou para Isidro Pitta. O centroavante limpou a marcação, mas na hora do arremate pegou mal e mandou por cima da meta.
Pitta recebeu passe de Denilson dentro da área aos 17, girou e finalizou. Porém, Marcos Felipe abafou o chute do camisa 9 e evitou o pior.
Defesaça! Aos 20 minutos, Derik Lacerda abriu para Jonathan Cafú em profundidade na direita. O atacante bateu cruzado, mas o goleiro tricolor desviou para escanteio. A bola também raspou no travessão antes de sair.
Gol do Cuiabá! Na sequência, Fernando Sobral cobrou na primeira trave, Pitta se antecipou ao marcador e, sozinho, testou firme para o fundo das redes.
Segundo tempo
Na segunda etapa, o Bahia voltou com tudo e conseguiu logo o empate com gol de Jean Lucas após cruzamento na medida de Everton Ribeiro. Porém, a resposta do Cuiabá foi imediata e, logo na sequência, conseguiu voltar a frente do placar com tento de Isidro Pitta. Depois, domínio total do Tricolor, que tentou encurralar o adversário na defesa e pressionou bastante através de cruzamentos e chutes de longa distância. Já o Dourado apostou nas bolas longas para a referência no ataque. O placar não mudou e os visitantes derrubaram a invencibilidade do Esquadrão em casa.
Gol do Bahia! Aos três minutos, Everton Ribeiro cruzou da direita e Jean Lucas apareceu livre na área para cabecear. Empate do Esquadrão na Arena Fonte Nova.
Gol do Cuiabá! A resposta do Dourado foi rápida. Aos cinco, Denilson enfiou para Isidro Pitta em profundidade e o centroavante bateu cruzado para superar Marcos Felipe.
Aos 25 minutos, Cauly recebeu na intermediária e chutou forte, mas Walter foi no canto esquerdo para defender.
Não valeu! Aos 48, Gilberto aproveitou sobra na área e empatou para o Tricolor baiano. Porém, o lateral-direito estava em posição irregular e o gol foi anulado.
FICHA TÉCNICA
Bahia 1 x 2 Cuiabá
Série A – 17ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Data: 13/07/2024 (sábado)
Horário: 16h
Árbitro: Davi de Oliveira Lacerda (ES)
Assistentes: Eduardo Gonçalves da Cruz (MS) e Douglas Pagung (ES)
Quarto árbitro: Kleber Ariel Gonçalves da Silva (PR)
VAR: Emerson de Almeida Ferreira (MG)
Gols: Jean Lucas (Bahia) / Isidro Pitta (2x) (Cuiabá)
Cartões amarelos: Carlos De Pena e Gabriel Xavier (Bahia) / Denilson e Alan Empereur (Cuiabá)
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho (Gilberto), Gabriel Xavier, Kanu e Iago Borduchi; Caio Alexandre, Jean Lucas (Rafael Ratão), Everton Ribeiro © e Cauly; Ademir (Biel) (Luciano Juba) e Thaciano (Carlos de Pena). Técnico: Rogério Ceni
Cuiabá: Walter ©; Railan, Marllon, Alan Empereur e Ramon; Lucas Mineiro, Denilson (Filipe Augusto) e Fernando Sobral (Bruno Alves); Jonathan Cafú (Eliel), Derik Lacerda (André Luís) e Isidro Pitta (Deyverson). Técnico: Petit
Fonte Metro1