O Bahia venceu o Fortaleza na noite desta quinta-feira (13), na Arena Fonte Nova, em partida válida pela oitava rodada do Campeonato Brasileiro da Série A. Confronto foi truncado, com poucas chances de gols, mas pressionando pelo gol no segundo tempo, O Tricolor de Aço chegou ao triunfo com cabeçada de Jean Lucas.
Com os 3 pontos conquistados, o Esquadrão de Aço chega aos 17 pontos e segue na cola do líder Flamengo, que tem a mesma pontuação, mas está na frente por conta do saldo de gols. Na próxima rodada, no domingo (16), o Bahia visita o Criciúma.
Primeiro tempo
Os primeiros momentos do jogo foram de estudo entre as equipes. Bahia e Fortaleza tinham bastante movimentação, mas as fortes marcações evitavam chegadas de mais perigo.
Aos 13 minutos, Everton Ribeiro arrancou pelo meio e fez ótimo passe para deixar Jean Lucas frente a frente com o goleiro João Ricardo. No entanto, o meia pegou mal na bola e acabou isolando ela por cima do gol. Uma grande chance perdida.
O Leão do Pici era eficiente na marcação e tentava chegar ao ataque com transições e finalizações rápidas. Aos 34 minutos, Renato Kayzer até chegou a balançar as redes, mas o gol foi invalidado por ter um impedimento no lance.
Segundo tempo
Antes da bola rolar para o segundo tempo, o técnico Rogério Ceni promoveu as entradas de Estupiñán e Biel, nos lugares de Everaldo e Ademir, respectivamente.
O Fortaleza começou a arriscar mais chutes. Logo aos 2 minutos da segunda etapa, Martínez bateu para o gol, Marcos Felipe deu rebote, a bola sobrou para o meia do Leão novamente, mas ele finalizou mal e mandou para fora.
O Bahia passou a ter mais velocidade nos contra-ataques e vigor físico para marcar com mais intensidade.
Aos 15 minutos, o zagueiro Titi se enrolou com a bola e Estupiñan bateu a carteira. O atacante arrancou e foi ficando cara a cara com o goleiro. No entanto, antes de entrar na grande área ele resolveu finalizar, pegou mal na bola e mandou ela pelo lado da trave, desperdiçando uma grande chance.
A melhor chance do Esquadrão veio pelos pés de Biel, aos 22 minutos. Titi falhou mais uma vez, o camisa 11 recuperou a bola, sambou pra cima da marcação, levou para a perna esquerda e fuzilou. Para o seu azar ele viu a bola beijar a trave e depois sair pela linha de fundo.
O Bahia passou a pressionar para o seu gol. Aos 31, Estupiñan recebeu passe de Biel e finalizou para ótima defesa de João Ricardo. Mas aos 33 minutos, Everton Ribeiro recebeu pelo lado direito na linha de fundo, cruzou para a área e encontrou a forte cabeçada de Jean Lucas para o fundo da rede. Gol para o delírio da torcida na Fonte Nova.
Com a desvantagem no placar, o Fortaleza se lançou ao ataque e passou a pressionar o Bahia para ao menos arrancar o empate. O goleiro Marcos Felipe virou peça importante já no fim do jogo fazendo ótimas defesas para segurar o resultado.
FICHA TÉCNICA:
Bahia 1 x 0 Fortaleza – 8ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A
Local: Casa de Apostas Arena Fonte Nova, em Salvador (BA) (RS)
Data: 13 de junho de 2024, quinta-feira Horário: 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Felipe Fernandes de Lima (MG)
Assistentes: Guilherme Dias Camilo e Felipe Alan Costa de Oliveira (ambos do MG)
VAR: Daiane Muniz (BA)
Gols: Jean Lucas (Bahia).
Cartões Amarelos: Kanu, Caio Alexandre, Marcos Felipe, Yago Felipe, Carlos de Pena (Bahia).
Escalações:
Bahia – Marcos Felipe; Gilberto (Cicinho), Gabriel Xavier, Rezende e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro (Yago Felipe) e Cauly (Carlos de Pena); Ademir (Biel) e Everaldo (Oscar Estupiñán). Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza – João Ricardo; Tinga, Emanuel Brítez, Titi e Felipe Jonatan; Pedro Augusto, Zé Welison (Machuca), Martínez (Pedro Rocha) e Hércules (Pochettino); Renato Kayzer (Lucero) e Breno Lopes (Yago Pikachu). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Fonte Galáticos Online