As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 começam nesta segunda-feira (27) e seguem até 7 de junho. Os interessados em participar devem se registrar por meio da Página do Participante, utilizando o número do CPF e a senha do portal do Gov.br.
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou que o prazo para pagamento da taxa de inscrição de R$ 85 também inicia nesta data e termina no dia 12 de junho. O pagamento pode ser realizado através de boleto (emitido na Página do Participante), Pix, cartão de crédito, débito em conta corrente ou poupança, dependendo do banco. Para efetuar o pagamento via Pix, basta acessar o QR code presente no boleto.
Embora o exame ofereça isenção dessa taxa, o período para solicitação já se encerrou. Os resultados das solicitações de gratuidade foram divulgados em 13 de maio. Os candidatos beneficiados com essa isenção ainda precisam se inscrever dentro do prazo estabelecido para garantir a participação no Enem.
Como se inscrever no Enem 2024
-Abra o portal da Página do Participante. Em seguida, efetue o login, através dos dados usados na plataforma Gov.br, ou caso seja o primeiro acesso, realize o cadastro;
-Durante a inscrição é necessário fornecer informações como número do CPF, data de nascimento, endereço de e-mail e telefone para contato. Esses dois últimos pode ser usado pelo Inep para enviar informações sobre o exame;
-Indique o estado e o município onde deseja fazer as provas;
-Selecione qual língua estrangeira deseja realizar no exame — é possível escolher entre Espanhol e Inglês;
-Gere o boleto da taxa de inscrições, chamado pelo Inep de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança) e efetue o pagamento até 12 de junho;
-Forneça os dados solicitados, como as informações pedidas pelo Questionário Socioeconômico. Também é possível anexar uma foto atual, nítida e individual, seguindo as orientações fornecidas pela Página do Participante.
-Por fim, confirme se todos os dados preenchidos estão corretos e conclua a inscrição.
Como já é de costume, as provas do Enem são aplicadas em dois domingos seguidos. Neste ano, elas acontecem nos dias 3 e 10 de novembro.
O exame é a principal porta de entrada no ensino superior do país, sendo usado por universidades públicas e privadas, além de ser um requisito para programa governamentais como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
Calendário Enem 2024
1º DOMINGO (3/11)
45 questões de Linguagens (40 de Língua portuguesa e 5 de Inglês ou Espanhol);
45 questões de Ciências Humanas;
Redação.
2º DOMINGO (10/11)
45 questões de Matemática;
45 questões de Ciências da Natureza.
HORÁRIOS DE APLICAÇÃO
Abertura dos portões: 12h
Fechamento dos portões: 13h
Início das provas: 13h30
Término das provas no 1º dia: 19h
Término das provas no 2º dia: 18h30
Prazos extras para o Rio Grande do Sul
O ministro da Educação, Camilo Santana (PT-CE), anunciou que moradores do estado do Rio Grande do Sul (RS) terão um prazo extra para inscrição e isenção da taxa no Enem 2024. Em coletiva de imprensa no último dia 20, o titular revelou que haverá um novo calendário para os afetados pela tragédia climática.
No entanto, sete dias após, as datas para os gaúchos ainda não foram divulgadas.
Fonte IBahia