O Esquadrão de Aço conseguiu levar uma vantagem para o jogo de volta da terceira fase da Copa do Brasil. Na noite desta terça-feira (30), o Bahia venceu o Criciúma por 1 a 0 e deu o primeiro passo rumo às oitavas de final da competição. O único gol da partida foi marcado por Thaciano.
O Tricolor volta a campo para decidir a vaga na próxima fase do mata-mata da Copa do Brasil no dia 23 de maio, às 19h, no Estádio Heriberto Hulse, em Santa Catarina.
Entretanto, o próximo jogo do Bahia está marcado para o próximo domingo (5), para enfrentar o Botafogo, às 18h30, no Estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela quinta rodada da Série A do Campeonato Brasileiro.
PRIMEIRO TEMPO
Pode se resumir a primeira etapa da partida em Bahia tentando ficar mais com a posse de bola e tomando a iniciativa visando abrir o placar. Defensivamente o Tricolor não sofreu nos primeiros 45 minutos, mas também faltou qualidade no último terço para criar grandes oportunidades de gol.
A equipe de Rogério Ceni controlou os primeiros minutos da partida, mas só conseguiu assutar o golerio aos 17 minutos, quando Luciano Juba faz passe atacando a profundidade e encontra Cauly sozinho na entrada da área, que cabeceia a bola na trave. Árbitro pega impedimento, mas tudo indica que posição d0 camisa 8 era legal.
Aos 27 minutos, O Esquadrão recupera a bola após marcação pressão e Everton Ribeiro tem chance na entrada da área. O camisa 10 tenta chuta colocado com a perna esquerda, mas a finalização passa à direita de Gustavo com perigo.
O Tricolor não conseguiu repitir a intensidade da partida contra o Grêmio, permitindo o Criciúma trocar passes e esfriar a partida por alguns minutos. A equipe adversária não finalizou no 1º tempo, mas obteve sucesso na proposta de parar o ataque do Bahia.
SEGUNDO TEMPO
A intensidade da partida aumentou na volta do intevalo. O Criciúma aproveitou os primeiros minutos para tentar surpreender o Bahia exercendo marcação pressão, mas o Tricolor manteve o nível e continuou trocando passes no campo de ataque em busca do gol.
Aos 10 minutos, Cauly acha passe atacanto a profundidade e encontra Santi Arias com liberdade pelo lado direito. O Camisa 13 cruza para a área e Thaciano empurra com a coxa para dentro do gol. 1 a 0 Bahia!
Após o placar ser aberto, a partida que já vinha com intensidade elevada após a volta do intervalo ficou ainda mais intensa. O Criciúma partiu em busca do gol de empate aumentando a velocidade e incomonando mais o Bahia, mas também deixou espaços que foram aproveitados pela equipe mandante.
Com a entrada de Biel e Ademir na segunda etapa, a equipe ganhou um gás a mais e começou a utilizar bastante a velocidade pelos lados para oferecer perigo ao adversário.
Aos 35 minutos, a principal chance depois do primeiro gol surgiu nos pés do Ademir. O camisa 7 evita a saída no meio-campo e arranca com tudo pela direita. O atacante puxa para dentro e chuta no contrapé de Gustavo, que faz uma defesaça no canto esquerdo.
Aos 39, a bola sobra para De Pena após arrancada de Everaldo pelo lado direito, que chuta de fora da área com perigo para boa defesa de Gustavo. Aos 41 minutos, a chance da vez de amplicar o placar caiu na cabeça de Estupiñan, obrigando mais uma defesa do goleiro.
FICHA TÉCNICA:
Bahia 1 x 0 Criciúma
Data: 30 de abril de 2024, terça-feira
Horário: 19h00 (de Brasília)
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador (BA)
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique
Assistentes: Renan Aguiar da Costa e Anderson da Silva Rodrigues
Cartões Amarelos Jean Lucas (Bahia) (Criciúma)
Gols: Thaciano (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe, Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Luciano Juba; Caio Alexandre (Rezende), Jean Lucas, Everton Ribeiro (De Pena) e Cauly (Ademir); Thaciano (Biel) e Everaldo (Oscar). Técnico: Rogério Ceni.
Criciúma: Gustavo, Claudinho, Rodrigo, Wilker Ángel e Marcelo Hermes (Ronald); Higor Meritão, Trauco, Fellipe Mateus (Marquinhos Gabriel) e Barcia (Newton Jr); Eder (Matheusinho) e Felipe Vizeu (Bolasie). Técnico: Cláudio Tencati.
Fonte Galáticos Online