Os dois times fizeram uma partida marcada pelo equilíbrio principalmente no segundo tempo. Aos 16 minutos, após uma saída errada do goleiro Marcos Felipe, Alerrandro recebeu fora da área e finalizou para o gol vazio, mas errou e a bola foi para fora.
Bem postado jogando no Barradão, o Bahia pouco sofreu na etapa inicial e teve a melhor oportunidade no último minuto, quando Lucas Arcanjo errou na saída de bola e Thaciano tocou para o gol também vazio, mas Wagner Leonardo tirou na linha.
As emoções da partida ficaram para o segundo tempo. Logo no primeiro minuto, Thaciano recebeu ótimo passe de Cauly e finalizou de dentro da área de Lucas Arcanjo para colocar o Bahia em vantagem. Atrás do marcador, o Vitória tentou pressionar, mas esbarrou na falta de efetividade.
Aos 17 minutos, Cauly marcou o segundo do Bahia. Em bonita jogada no campo de ataque, o meia recebeu livre e finalizou sozinho na segunda trave, deixando o Tricolor em boas condições na final do Campeonato Baiano.
Quando parecia que a final se encaminhava para uma grande vantagem do Bahia, o Vitória resolveu acordar no jogo. Aos 21 minutos, Mateus Gonçalves aproveitou sobra em finalização de Matheusinho e diminuiu. Colocando o Rubro-Negro novamente na decisão.
Aos 44 minutos, o Vitória empatou o jogo. Após boa jogada de Iury Castilho, Marcos Felipe fez a defesa e Mateus Gonçalves aproveitou livre para fazer o segundo do Leão na partida.
O jogo seguiu aberto até o último minuto. Aos 52 do segundo tempo, Iury Castilho aproveitou cruzamento de Zeca, bateu de primeira e deu o triunfo ao Vitória na primeira final do Campeonato Baiano.
Os clubes se enfrentam novamente no próximo domingo (7), às 16h, na Arena Fonte Nova.
FICHA TÉCNICA
Vitória 3 x 2 Bahia
Campeonato Baiano – final (jogo de ida)
Local: Barradão, em Salvador
Data: 21/03/2024 (domingo)
Horário: 16h
Árbitro: Bruno Pereira Vasconcelos
Assistentes: Luanderson Lima dos Santos e Alessandro Álvaro Rocha de Matos
VAR: Diego Pombo Lopez
Transmissão: TVE, na TVE aberta e no YouTube, e TV Vitória, no YouTube
Cartões: Rodrigo Andrade, Dudu, Camutanga e Iury Castilho (Vitória), Thaciano, Caio Alexandre (Bahia).
Gols: Thaciano e Cauly (Bahia), Mateus Gonçalves x2 e Iury Castilho (Vitória).
Vitória: Lucas Arcanjo; Zeca, Camutanga, Wagner Leonardo, Patric Calmon; Willian Oliveira (Mateus Gonçalves), Dudu e Rodrigo Andrade; Matheusinho, Osvaldo e Alerrandro. Técnico: Léo Condé.
Bahia: Marcos Felipe; Arias, Kanu, Victor Cuesta e Rezende; Caio Alexandre (Yago Felipe), Jean Lucas, Everton Ribeiro (Ademir), Cauly, Luciano Juba e Thaciano (David Duarte). Técnico: Rogério Ceni
Fonte Galáticos Online