A Prefeitura de Alagoinhas avança na instalação do Serviço Social do Transporte (SEST) e do Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) no município. Na tarde da terça-feira (06), uma comissão visitou o Edifício Thijo, que servirá como sede do serviço.
A instituição que oferece cursos profissionalizantes presenciais e a distância, que abrangem diferentes áreas do conhecimento, como atividades operacionais de transporte, logística, gestão de negócios, e na área de saúde, receberá estrutura para ofertar esses serviços à população alagoinhense.
“É com prazer muito grande fechar os chamados cinco S: nós já temos em Alagoinhas o SENAI, o SESC, o SENAC, o SESI que está por vir, e agora vamos ter o SEST/SENAT – o S do transporte. Alagoinhas, que é um dos entroncamentos rodoviários mais importantes do Norte e Nordeste, será a oitava cidade da Bahia a conquistar esse lugar do cinco S. Com isso, a cidade evolui, já que continuamos trazendo desenvolvimento para Alagoinhas. Além trazer emprego e renda, vai trazer saúde e treinamento para todo o pessoal do transporte aqui pelo Conselho Nacional do Transporte”, explicou o prefeito Joaquim Neto.
O secretário de Relações Institucionais, Gustavo Carmo, destacou que a parceria com os serviços será imprescindível para estimular e desenvolvimento de Alagoinhas. “De fato, é um momento muito feliz a visita técnica do imóvel onde funcionarão as instalações do SEST/SENAT, que vem com serviços de saúde e atualização de curso de preparação da mão de obra local ligada ao transporte. Essa é uma luta que a gente vem buscando há muitos anos. Desde que eu era vereador, a gente trata com o Sistema S para essa unidade vir para Alagoinhas, e chegou o momento. Atenção aos trabalhadores do município, é muito importante: dessa vez, é para atender aos trabalhadores do transporte, mas, em breve, os trabalhadores da indústria também terão a sua vez com o Sistema S ligado ao SESI; também fará um investimento grande no nosso município”, disse.
O Sistema S contará com um centro moderno que permitirá o aprendizado, mas também trará para a cidade mais emprego e renda. “Nós temos o SEST/SENAT para atender o trabalhador em cidades importantes como Salvador, Feira de Santana e, agora, Alagoinhas é o nosso alvo, que é uma cidade que tem crescido bastante, tem muita mão de obra de transporte. Então, o SEST, que é o Serviço Social do Transporte, vem aqui para poder amparar com o tratamento odontológico gratuito para os trabalhadores de transporte, também a parte de psicologia, de nutrição… E, o SENAT, que é o Serviço de Aprendizado do Transporte, também estará aqui para realizar qualquer tipo de curso específico para o transporte, treinar e capacitar os funcionários aqui de Alagoinhas”, afirmou o presidente da Federação de Transportes Bahia e Sergipe, que também representa o Conselho Nacional da Bahia, Décio Barros.
De acordo com o supervisor do Conselho Regional da Bahia, Roberto Knittel Jr, a obra é resultado de uma parceria com a prefeitura. “Hoje, é um dia que vai marcar a história de Alagoinhas, oferecendo qualidade de serviços aos trabalhadores. A gente vem buscando instalar o sistema aqui em Alagoinhas há algum tempo e, graças a Deus, com o apoio do prefeito Joaquim Neto e do secretário Gustavo Carmo, vamos concretizar esse sonho a partir de agora. A gente tem a oportunidade de ofertar empregos diretos e indiretos para as pessoas daqui de Alagoinhas”.
A previsão para entrega da obra é de cerca de 90 dias.
Fonte informações da Secom