Para conscientizar a população masculina quanto à importância da prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, a Policlínica Municipal, em parceria com a Atenção Básica, em Alagoinhas, promoveu, nesta quinta-feira (23), uma programação especial em atenção à campanha Novembro Azul.
A ação consiste em identificar os pacientes que ainda não haviam realizado os exames e acolhê-los. “Fizemos uma parceria com a Atenção Básica, onde foi realizado um levantamento de homens acima de cinquenta anos, que é a idade de risco para câncer de próstata, e que não vieram no urologista. Eles foram avaliados pelo urologista, tiveram o ultrassom da próstata. Para os que tiveram alterações em seus resultados, a gente vai estar oferecendo, posteriormente, também o acompanhamento desse paciente com o urologista”, explicou a diretora da Policlínica Municipal, Laize Costa.
De acordo com a gestora da unidade, a experiência surpreendeu a todos positivamente. “Tem sido tão grandiosa essa iniciativa, pois gera entrosamento e muito aprendizado. Foi pensada com o intuito de desenvolver o olhar da população masculina e temos colhidos excelentes frutos. Todos viram aprendizes e também têm muito a ensinar. A engrenagem só funciona se estiverem juntos”, afirmou.
Para José Adailson de Oliveira Pinto, de 54 anos, ações como essas são necessárias para salvar vidas. “Essa é a quinta vez que eu faço esse exame. Com certeza é muito importante se cuidar devido ao alto índice de câncer de próstata e essa é a melhor forma de prevenir e identificar essa doença maldita. E essa ação aqui proporciona um benefício para população, incentiva a população e é bom que todos nós alagoinhenses possamos fazer esse exame”, destacou.
Fonte: Secom