A comunidade de Pindobal de Cima, em Catu, está prestes a dar um salto na produção de alimentos. Com o apoio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), agricultores e agricultoras familiares locais estão se preparando para o plantio de hortaliças, frutas, verduras e mandioca, de forma sustentável e integrada. A ação promove a segurança alimentar e nutricional e adota práticas que preservam o meio ambiente, especialmente o solo e a água.
O sistema de Produção Agroecológica Integrada e Sustentável (Pais) é uma alternativa para garantir alimentos saudáveis nas mesas dos produtores e melhorar a renda das famílias. Além disso, o investimento em raízes e tubérculos é vital para a segurança alimentar e nutricional, já que esses alimentos são ricos em nutrientes e podem fornecer energia de alta qualidade.
A Associação dos Produtores Rurais de Pindobal de Cima, composta por 40 famílias, está liderando a ação com grande entusiasmo. Com o suporte da CAR, eles estão buscando expandir a produção e garantir alimentos de qualidade para suas famílias e toda a comunidade.
A presidente da Associação, Neide de Almeida, compartilha sua experiência nesse processo. “Aprendemos a fazer uma horta qualificada e a Associação está trabalhando com empolgação. Este é um novo começo para Pindobal de Cima”.
A CAR desempenha um papel fundamental na promoção da segurança alimentar e nutricional, capacitando comunidades rurais, como a de Pindobal de Cima, a implementar sistemas produtivos agroalimentares sustentáveis. Além de garantir o acesso a alimentos saudáveis. A CAR também auxilia na comercialização do excedente da produção, criando oportunidades econômicas locais e promovendo o desenvolvimento sustentável.
A ação foi implantada pelo projeto Bahia Produtiva, executado pela CAR, empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), com cofinanciamento do Banco Mundial.
Fonte: Ascom/CAR