O Bahia venceu o Fortaleza na noite deste sábado (21), na Arena Fonte Nova, em partida válida pela 28ª rodada da Série A do Campeonato Brasileiro. Os gols do triunfo pelo placar de 2 a 0 foram marcados pelo zagueiro Kanu e pelo atacante Rafael Ratão.
Com o resultado, o Bahia chegou aos 34 pontos e subiu para o 12º lugar, respirando na luta contra o rebaixamento. O Fortaleza manteve os 42 e ficou na oitava colocação.
O Bahia volta a campo nesta quarta-feira (25), para visitar o Cruzeiro, às 20h, no Mineirão.
Comandando as ações do jogo, o Bahia começou o primeiro tempo com mais posse de bola, tendo Biel como a principal esperança ofensiva. Foi do atacante a assistência para o gol do zagueiro Kanu, que aproveitou cobrança de escanteio aos 21 minutos do primeiro tempo, subiu mais que o sistema defensivo do Fortaleza e tocou para o fundo das redes, sem defesa para o goleiro João Ricardo.
Atrás do marcador, o Leão do Pici criou oportunidades com os atacantes Marinho e Thiago Galhardo, mas não conseguiram balançar as redes de Marcos Felipe, que fez mais uma boa partida neste Campeonato Brasileiro.
Na etapa final, o Fortaleza tentou com Machuca. Aos nove minutos, o atacante fez jogada individual e chutou para fora. A resposta do Bahia aconteceu no minuto seguinte. Cauly aproveitou falha da defesa adversária e arriscou, mas errou a meta de João Ricardo.
O jogo seguiu aberto até o final, com os dois times criando boas oportunidades, mas terminou melhor para o Bahia, que venceu a terceira seguida na Série A do Campeonato Brasileiro e se distanciou da zona do rebaixamento para a Série B.
Aos 50 minutos do segundo tempo, Rafael Ratão aproveitou erro da defesa do Fortaleza e saiu na cara do goleiro João Ricardo. O atleta fez o segundo gol do Bahia na partida e deu números finais ao clássico nordestino.
FICHA TÉCNICA
Bahia 2×0 Fortaleza
Campeonato Brasileiro – 28ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/10/2023 (sábado)
Horário: 18h30
Árbitro: Rodrigo José Pereira de Lima (PE)
Assistentes: Neuza Ines Back (SP) e Francisco Chaves Bezerra Junior (PE)
VAR: Pablo Ramon Gonçalves Pinheiro (RN)
Cartões amarelos: Cándido, Raul Gustavo, Yago Felipe, Cauly, Thaciano, Danilo Fernandes, Rogério Ceni (Bahia) / Brítez, Lucas Sasha, Bruno Pacheco, Titi (Fortaleza)
Gols: Kanu, Rafael Ratão (Bahia)
Bahia: Marcos Felipe; Gilberto, Kanu, Raul Gustavo e Cándido (Matheus Bahia); Acevedo, Yago Felipe, Thaciano (Luciano Juba) e Cauly (Diego Rosa); Biel (Rafael Ratão) e Everaldo (Ademir). Técnico: Rogério Ceni.
Fortaleza: João Ricardo; Dudu (Tinga), Brítez, Figueiredo e Bruno Pacheco; Pedro Augusto (Caio Augusto), Lucas Sasha e Lucas Crispim (Calebe) (Lucero); Marinho, Thiago Galhardo e Guilherme (Machuca). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.
Fonte Galáticos Online