A Polícia Civil da Bahia passará a operar aeronaves por meio de que se chamará Serviço Aeropolicial (Saer), vinculado à Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core). O setor foi instituído nesta sexta-feira (8), em uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado. Não foi detalhado, porém, quando a operação com o uso de aeronaves terá início.
O Saer tem como finalidade desenvolver atividades de operações aéreas em áreas urbanas, rurais e de divisas. De acordo com a Polícia Civil, a iniciativa busca elevar os padrões de atuação e fiscalização do trabalho de polícia judiciária. Também visa assegurar a logística operacional no território baiano e aprimorar a inteligência policial na produção de conhecimento e difusão de informações.
“Estamos buscando formas de aprimorar a prestação de serviços à sociedade, e o uso do vetor aéreo no combate à criminalidade organizada é de suma importância. Para tanto, a Polícia Civil da Bahia está se organizando para, em um futuro próximo, operar suas próprias aeronaves”, diz a delegada-geral Heloísa Campos de Brito.
O uso de aeronaves já reforça o trabalho operacional das polícias Civis de outros estados, como São Paulo e Rio de Janeiro. “Essa portaria publicada é um regramento inicial que pavimentará caminhos para um melhor atendimento operacional da nossa Instituição”, acrescentou Heloísa Brito.
Fonte Bahia.Ba