Não é difícil encontrar em Alagoinhas postes sobrecarregados com cabos de internet e fiação telefônica que, causam transtornos e podem ocasionar acidentes. Isso porque em determinadas ruas, esses fios ficam tão pendurados que são frequentemente arrastados por caminhão e ônibus e consequentemente postes de alta tensão são derrubados.
Sem contar os casos de curto-circuito que podem terminar em incêndio. Como ocorreu na manhã deste domingo, 10, no centro de Alagoinhas. Vídeos que circulam na internet mostram que um poste pegou fogo depois de um curto registrado em cabos de um provedor de internet. Por sorte o fogo não se alastrou nem atingiu as residências, tampouco, atingiu a rede de alta tensão.
No entanto, os moradores do bairro e de outras regiões da cidade reclamam que além de deixar a cidade mais poluída visualmente, esses emaranhados de fios preocupam.
O uso dos potes da distribuidora (Coelba) só pode ocorrer com autorização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). Para tal as empresas de telefonia, internet e TV a cabo precisam apresentar um projeto técnico para assinatura de contrato com a Distribuidora de energia, além de obedecer às normas de segurança NR-10 e NR-35, e fornecer EPI’s para seus funcionários a fim de evitar toque acidental na rede elétrica.
A Coelba não informou se o problema registrado no domingo teve relação com a operação clandestina de empresas de internet. Mas alertou que a ampliação desse tipo de serviço ou a utilização de postes sem a permissão pode gerar curtos-circuitos, incêndios, trazer riscos aos prestadores de serviços e também provocar o tombamento das estruturas, devido ao esforço não calculado dos cabos instalados.
*Fonte: Se liga Alagoinhas