A rodada muda, mas o pensamento do torcedor do Vitória é sempre o mesmo: apoiar o líder do campeonato e garantir mais três pontos na Série B. Foi então nesse clima que o Leão recebeu o Tombense, na noite desta sexta, e venceu a equipe mineira por 1 a 0, diante de um Barradão com mais de 28 mil pessoas.
Talvez o confronto não tenha começado da forma como os torcedores imaginavam. O rubro-negro não criou muitas chances claras de gol, e por conta disso, a equipe comandada por Léo Condé optou por muitas vezes utilizar o jogo de transição, abusando dos contra-ataques. Desse modo, foi assim que, aos 10 minutos do segundo tempo, o líder abriu o placar com um chute de fora da área de Matheusinho, o camisa 10, e embalou a 9ª partida de invencibilidade na segunda divisão.
O JOGO:
O Leão já começou o jogo pressionando e buscando o primeiro gol, na faixa dos 2 minutos, Iury Castilho arriscou de fora da área após receber passe de Léo Gamalho.
Aos 17 minutos, O Vitória continua tendo as melhores chances até aqui. Em uma falta na intermediária do campo, Wagner Leonardo recebeu dentro da área e cabeçeou nas mãos do goleiro Felipe.
No lance seguinte, o rubro-negro chega mais uma vez ao ataque com jogada de Castilho com Dudu, mas Roger Carvalho, do Tombense, faz o corte.
Após os primeiros minutos ser de controle do Leão, o jogo começou a ficar mais equilibrado e mais conjestionado no meio campo, impossibilitando de muitas jogadas de gol serem criadas.
Aos 36, em escanteio mal cobrado do Tombense, o Vitória recupera a bola facilmente e consegue, com um contra-ataque bem construido, balançar as redes, mas Matheusinho estava em posição irregular, fazendo o bandeirinha marcar impedimento.
Nos últimos minutos da primeira etapa, o líder tentou tomar o controle do jogo ficando com mais posse de bola, mas não conseguiu criar grandes possibilidades claras.
O segundo tempo começou com o Tombense ficando mais com a bola, mas com pouca efetividade, e o Leão tendo espaço para contra-atacar.
E foi em um desses contra-ataques que o rubro-negro abriu o placar no Barradão. Aos 10, Matheusinho carregou sozinho, e entre vários marcadores, bateu no canto do gol do goleiro Felipe Garcia e abrindo o placar no confronto.
O clube baiano teve mais oportunidades criadas por rápidas transições, mas o nevorsismo tomou conta da equipe do Tombense e o Vitória começou a controlar a partida, partindo de posse de bola.
Os minutos finais foram de pouca inspiração. com o Vitória, mais do que nunca, querendo garantir os três pontos. O Tombense, por outro lado, tentou pressionar ficando mais com a bola, mas sem criar grandes oportunidades.
Amarelos: Dudu, Yan Souto, (Vitória) Ednei, Matheus Frizzo, (Tombense)
FICHA TÉCNICA:
Vitória x Tombense
Série B – 30ª rodada
Local: Barradão, em Salvador
Data: 29/09/2023 (sexta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (CE)
Assistentes: Anne Kesy Gomes de Sa (Fifa-AM) e Renan Aguiar da Costa (CE)
VAR: Philip Georg Bennett (RJ)
ESCALAÇÕES:
Vitória: Lucas Arcanjo, Yan Souto (Marco Antônio), Camutanga, Wagner Leonardo, Édson Lucas, Rodrigo Andrade (Gegê), Dudu, Matheusinho (Pablo), Iury Castilho (Zé Hugo), Osvaldo (Welligton Nem) e Léo Gamalho.
Tombense: Felipe Garcia, Pedro Costa, Ednei, Roger (C), Zé Ricardo (Emerson), Guilherme Santos, Marcelinho, Bruno Matias, Alex Sandro (Alexandre Jesus), Matheus Frizzo (Kevin) e Kleiton (Keké)
Fonte Galáticos Online