Após quase dois anos suspenso na Bahia, o transplante de coração vai voltar a acontecer no estado, mais precisamente no Hospital Ana Nery, em Salvador, neste mês de setembro. A informação foi divulgada nesta terça-feira (26), pela Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), que atualmente acompanha três pacientes que podem passar pelo procedimento.
O serviço parou de ser oferecido no estado em janeiro de 2022 e, depois disso, os pacientes que precisaram de um novo coração foram transferidos para fazerem as cirurgias em outros estados.
De acordo com o subsecretário da Saúde da Bahia, Paulo Barbosa, o serviço foi interrompido pela necessidade de uma reestruturação do sistema. Além disso, as cirurgias foram impactadas pela pandemia da Covid-19.
Apesar do transplante ter sido interrompido no estado, o acompanhamento dos pacientes que passaram ou que iam passar pela cirurgia, seguiu normalmente.
Antes de serem submetidos ao transplante, os pacientes passam por uma série de exames. Só depois eles entram na lista de espera do órgão e aguardam até que um doador compatível apareça.
Segundo a Sesab, entre julho e agosto deste o ano o número de doadores de coração cresceu na Bahia, saindo de 12 para 19.
Cerca de 2.900 pessoas aguardam por transplantes no Estado.
Outros transplantes na Bahia
Apesar do transplante de coração ter sido interrompido, o de rim, fígado, córnea e medula seguiram sendo realizados no estado ao longo dos últimos anos.
Entre janeiro a agosto de 2023, a Bahia fez 701 transplantes, sendo:
27 de fígado;
210 de rim;
362 de córnea;
102 de medula.
De acordo com dados da Sesab, o número geral de pessoas que aguardam por transplantes no estado é de 2.900 pessoas.
Fonte G1 Bahia