BUK: essa é a primeira mascote da Secretaria Municipal da Educação de Alagoinhas (SEDUC). A premiação dos(as) estudantes da Escola vencedora do concurso foi realizada na última quarta-feira (23). O vencedor foi o estudante Isaías Rodrigues Farias, da Escola Municipal José Honorato, no Miguel Velho, que recebeu o prêmio de uma bicicleta. Todos os demais estudantes da escola receberam um livro de presente.
“Sinceramente, na minha cabeça não estava com a chance de que eu ia ganhar. Para mim, ser escolhido o melhor da escola para participar da votação popular, eu ia ficar no meio. Meu pai sempre falou que iria ser escolhido, que eu ia ganhar essa conquista”, disse o estudante vencedor.
A mascote será a figura que representará a Secretaria da Educação em eventos e materiais de divulgação do SABE E SAEB. De acordo com a equipe técnica pedagógica da SEDUC e a assessoria do Programa Educar Pra Valer, o objetivo foi engajar os estudantes, os familiares e os profissionais da Rede Municipal de Ensino. A Mascote é uma figura personificada e tem como papel figurar uma identidade afetiva positiva e de incentivo à conquista.
“Foi um evento muito marcante, porque a gente conseguiu, através da idéia vinda do corpo pedagógico da SEDUC, contagiar toda a rede com a campanha. E conseguimos ter o êxito nessa campanha para sugestão da mascote por ter tido todos os alunos do 5º ano envolvidos na criação. Isso movimentou bem a rede tanto internamente como também os pais, as famílias. Esse foi um momento assim muito marcante e inédito na rede”, explicou o secretário de Educação, Gustavo Carmo.
O gestor também afirmou que a iniciativa ajudará no estímulo às avaliações externas do SABE e do SAEB, que tem como resultado uma nota padrão que serve de indicador para aferir a qualidade da educação, bem como gera insumos para construção de Políticas Públicas Educacionais.
Para a articuladora do Programa Educar Pra Valer, Queila da Conceição Oliveira, essa iniciativa é muito importante. “Cada dia me sinto mais feliz de conseguir saber o meu propósito. Não tem nada melhor na vida do que a gente saber o que quer e para que viemos ao mundo. Não tenho dúvida nenhuma de que vim para batalhar todos os dias pela educação pública de Alagoinhas. Acredito na escola pública, acredito nos profissionais da rede pública, eu acredito nos estudantes. E tenho altas expectativas para continuar transformando a Rede Municipal de Alagoinhas”, disse.
O anúncio do estudante vencedor ocorreu na Escola Municipal José Honorato, localizada no bairro do Miguel Velho, com presença dos técnicos da Secretaria da Educação, dos profissionais, pais e estudantes da Unidade Escolar, além do presidente da Câmara de Vereadores, José Cleto (Cleto da Banana) e dos vereadores Juraci e Edy da Saúde.
Critérios
O concurso teve a participação de 38 estudantes do 5º ano, sendo que desses, 10 foram finalistas. A votação contou com 2.134 votos, sendo 550 votos para BUK, o vencedor.
A partir de uma sequência didática orientada pelos formadores Carla do Espirito Santos Xavier, Claudineia Xavier Silva e Giovane Rodrigues do Nascimento, os professores das escolas das turmas do 5º ano desenvolveram um trabalho didático com os estudantes que tinha como resultado final o desenho de uma mascote que representasse a educação, a história e as manifestações culturais do nosso município.
Na primeira etapa a eleição foi interna às Escolas e foram eleitas 36 mascotes. A segunda etapa aconteceu via eleição externa às Escolas, aberta para os funcionários e visitantes da Secretaria de Educação e teve como resultado a seleção das 10 mascotes mais votadas. Por fim, a terceira etapa desse processo foi aberta e divulgada para toda a comunidade de Alagoinhas, que a escolha e efetuou o voto via questionário Google Forms, elegendo a Mascote BUK.
Fonte Secom PMA