Mais uma grande obra de infraestrutura, com impacto significativo na vida da população, será realizada pela Prefeitura de Alagoinhas. Foi publicada no Diário Oficial do município desta segunda-feira (7) a assinatura do contrato com a empresa ganhadora da licitação para a realização da obra de conclusão da macrodrenagem do canal do Silva Jardim.
Atendendo a necessidade da comunidade local, a obra solucionará um antigo problema de alagamento na região, pois com a falta da devida conclusão do canal, a água da chuva não escoa com a velocidade necessária para que não acumule.
Segundo Gal Reis, secretária municipal de Infraestrutura, esse é um grande desafio que será superado pela gestão municipal. “Estamos muito satisfeitos em iniciar esse trabalho, pois sabemos que é uma importante demanda da cidade. É uma obra mediana, tanto do ponto de vista financeiro, quanto estrutural, mas que trará a solução para um problema crônico, que nunca antes foi resolvido. Então, é um motivo de grande contentamento para nós”, celebra Gal.
O canal, que inicia no bairro Silva Jardim e culmina na Margem da Linha, capta as águas que estão à montante da bacia hidrográfica e deságua no rio Catu. Sua extensão final será de 246 metros, em que serão instaladas aduelas de 3 metros de comprimento com diâmetro de 1,5 metro, para garantir a vazão adequada da água. A projeção de eficácia da obra é de 50 anos.
O canal está projetado para atender todo o bairro Silva Jardim e parte dos bairros Barreiro e Dois de Julho, assim como parte das ruas Severino Vieira, Quinze de Novembro, Baixa da Candeia, Rua do Avião e Thompson Flores. Essas localidades fazem parte da Bacia Hidrográfica do Silva Jardim. Após a finalização do trabalho subterrâneo, serão feitas a pavimentação das vias danificadas e a reconstrução da linha férrea da área.
O custo da obra será de R$4.694.658,53, provenientes de recursos próprios do município e de emenda destinada pelo deputado federal Joseildo Ramos, no valor de R$500 mil. Depois de concluído o processo licitatório e de assinado o contrato, o próximo passo será a assinatura da Ordem de Serviço pelo prefeito Joaquim Neto, para que sejam iniciadas as atividades. A previsão para conclusão dos trabalhos é de seis meses.
“Os dias de preocupação da população com alagamentos no Silva Jardim estão contados. Esse é um sonho prestes a ser realizado e nossa felicidade é imensa. Nossa gestão tem sido a que mais investiu em obras de combate a alagamentos no município e vamos continuar esse trabalho”, destaca Joaquim Neto.
Fonte Secom PMA