A prefeitura de Alagoinhas, por meio da Defesa Civil Municipal, providenciou a instalação de cinco pluviômetros, instrumentos utilizados para coletar e medir o volume de chuvas, em pontos estratégicos da cidade. Três deles estarão alocados na zona urbana, sendo um no Centro Administrativo Municipal (CAM), um no 19º Batalhão de Bombeiros Militar e outro na Câmara Municipal de Vereadores. Outros dois serão instalados nos distritos de Riacho de Guia e Boa União. Os locais foram escolhidos estrategicamente, considerando a segurança e a localização geográfica, para que ofereçam uma cobertura ampla da cidade.
De acordo com Clélio Mendes, diretor da Defesa Civil de Alagoinhas, além de registrarem o volume de chuvas que caem na cidade, os pluviômetros registram a temperatura ambiental. Com a noção do volume de chuvas, é possível ter dados que são úteis tanto para o município, quanto para o Estado e União. “Nós agora teremos dados concretos sobre os índices de chuvas. Esses aparelhos oferecem informações importantes para que a Defesa Civil possa tomar as medidas cabíveis para evitar qualquer sinistro ou desastres que ocorram devido à ação da natureza. Será possível ter os registros, criando uma série histórica, e fazer comparações entre o que foi previsto e a realidade”, explica Clélio.
Os dados coletados pelos medidores de chuva, que ficam num local alto e plano, são enviados para um receptor instalado próximo ao medidor. No receptor são registrados dados diários, semanais e mensais, o que permite que seja feita a leitura periódica.
A subtenente 19º Batalhão de Bombeiros Militar, Cláudia Fortaleza, considera que os novos equipamentos também irão auxiliar na atividade da corporação: “Com a verificação do volume de chuvas nós saberemos em que ponto deverá ser reforçada a atuação do nosso efetivo e quais os locais de riscos para alagamentos, cheia de rios, etc. É um complemento para a observação de riscos na cidade.”
Os pluviômetros foram comprados com recursos próprios do município e com recursos provenientes de emenda parlamentar destinada pelos vereadores de Alagoinhas. A soma destes recursos, totalizada em R$200 mil, foi empregada em ações de estruturação da Defesa Civil, como a compra de computadores e EPIs, providência de veículos, contratação de pessoal e a compra dos pluviômetros.
Fonte Secom PMA