Os preços dos combustíveis devem sofrer alteração nos postos de gasolina de todo o Brasil após o fim da validade da Medida Provisória (MP) que congelava as alíquotas dos impostos federais. A MP venceu na última quarta-feira (28).
Com o fim da medida, o imposto cobrado na gasolina passou de 29% para 35% e de 12,9% para 18% para o etanol. Na quinta-feira (29), o combustível ena capital baiana passou a custar R$ 5,69. Anteriormente, o litro do combustível estava sendo vendido por R$ 5,25.
De acordo com a Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz), a tributação no estado continuará a mesma, apesar das mudanças no âmbito federal.
Em contato com o bahia.ba, a Acelen, empresa que administra a Refinaria Mataripe, frisou que “não tem qualquer influência sobre reajustes em decorrência de impostos federais nos preços de combustíveis, aplicados em todo o país. Cabe à empresa apenas, no ato da venda dos produtos aos distribuidores, recolher os impostos que são repassados regularmente aos cofres públicos”, comentou.
Na oportunidade, a Acelen ainda afirmou que os preços da gasolina e diesel tiveram uma redução nesta semana de 5,3% e 4%, respectivamente.
“Vale ressaltar que a Acelen segue uma política transparente de preços, baseada em critérios técnicos de mercado, por isso seus preços podem variar para cima ou para baixo como qualquer commodity”, concluiu a nota.
Fonte Bahia.Ba