A comarca de Alagoinhas iniciará a construção de um novo prédio que abrigará seu Fórum. Nesta terça-feira, foi lançada a Pedra Fundamental da nova sede, pelo Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco. Na ocasião, foi assinada a Ordem de Serviço que autoriza o início das obras.
A construção do novo fórum faz parte de uma série de medidas que vêm sendo tomadas pelo TJBA para tornar o atendimento judicial mais rápido e eficaz, o que inclui ações na área estrutural, de gestão de informática e de aquisição de equipamentos.
A obra de construção e ampliação do complexo judiciário de Alagoinhas contempla um novo edifício, com 4.600m2, e a reforma do prédio já existente, totalizando 7.028m2 de área construída. Toda a estrutura atenderá às demandas de acessibilidade e respeito às questões ambientais. A previsão é que dentro de dois anos a obra seja concluída, tendo gerado mais de 500 empregos diretos e 1000 indiretos. “Estamos muitos felizes de nesta data lançar a Pedra Fundamental dessa construção que representará maior conforto para os magistrados, servidores e jurisdicionados, e oferecerá segurança e acessibilidade aos servidores e cidadãos”, avalia o Presidente do TJBA.
Para o prefeito de Alagoinhas, Joaquim Neto, o novo Fórum representa um salto importante no desenvolvimento e atendimento do judiciário na cidade. O chefe do Executivo foi um dos componentes da mesa da solenidade, acompanhado da deputada estadual e primeira-dama Ludmilla Fiscina. ”É um dia de muita alegria para Alagoinhas. Essa obra, que conta com um investimento de 30 milhões de reais, certamente resultará numa construção imponente, do nível que nossa cidade merece. O município fica grato pelo trabalho desenvolvido pelo Tribunal de Justiça da Bahia, trazendo essa importante marca para a história judicial de Alagoinhas, que irá melhor atender as demandas da nossa população”, reconhece Joaquim.
Além de marcar o início das obras, a cerimônia incluiu o armazenamento de uma cápsula do tempo, que continha documentos e fotos que registravam o dia atual na cidade de Alagoinhas, como a Ordem de Serviço assinada, jornais do dia e a ata da solenidade, entre outros. A cápsula deverá ser aberta daqui a 50 anos, revivendo a memória de uma época.
Estiveram presentes na cerimônia autoridades judiciárias do Estado e do município, o vice-prefeito, secretários municipais e vereadores de Alagoinhas.