O Bahia venceu o Palmeiras em Salvador após 35 anos em partida disputada na noite desta quarta-feira (21), pela Série A do Campeonato Brasileiro. O gol foi marcado pelo meio-campista Thaciano, aos 47 minutos do segundo tempo.
O resultado derrubou o último time invicto na Série A do Brasileirão. O Tricolor chegou aos 12 pontos e subiu para a 14ª colocação na tabela, enquanto o Verdão manteve os 22 pontos e a segunda posição.
Com o triunfo, o Tricolor voltou a vencer na temporada após oito partidas.
Para seguir vencendo e subindo na tabela, o Bahia volta a campo neste sábado (24), às 18h30, para enfrentar o Fluminense no Maracanã.
O jogo
Bahia e Palmeiras fizeram uma primeira etapa bastante movimentada. O Tricolor tentou se impor jogando em casa, mas o Verdão teve as melhores oportunidades da partida.
Aos 24′, Zé Rafael aproveitou erro na saída de bola do Bahia, passou pela marcação e arriscou de fora, mas a bola foi para fora. Aos 30′, Artur finalizou da entrada da área e a bola subiu demais.
Aos 32′, Artur fez boa jogada de ataque e encontrou Endrick em condições de finalizar, mas o zagueiro Kanu travou e salvou o Bahia de levar o primeiro. No minuto 38, Artur recebeu em velocidade, passou pela marcação e chutou para fora.
O principal lance do primeiro tempo foi também com Artur, que chutou fraco e o goleiro Marcos Felipe falhou, mas conseguiu evitar que a bola entrasse.
Segundo tempo
Na segunda etapa, as duas equipes seguiram buscando o gol. Aos 11′, Dudu teve a oportunidade de fazer o primeiro, mas Marcos Felipe salvou novamente. A resposta do Bahia aconteceu aos 24′, quando o clube acertou ótimo contra-ataque, mas Kayky finalizou com desvio.
Aos 30′, o Palmeiras quase faz com Luis Guilherme, mas a bola bateu na trave de Marcos Felipe.
O gol que colocou o Bahia em vantagem aconteceu aos 47 minutos. Após grande jogada de Cauly, Daniel finalizou e Marcelo Lomba defendeu. No rebote, Thaciano empurrou para o fundo das redes para abrir o placar.
FICHA TÉCNICA
Bahia x Palmeiras
Campeonato Brasileiro – 11ª rodada
Local: Arena Fonte Nova, em Salvador
Data: 21/06/2023 (quarta-feira)
Horário: 21h30
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (GO)
Assistentes: Bruno Raphael Pires e Leone Carvalho Rocha (ambos de GO)
VAR: Igor Junio Benevenuto de Oliveira (MG)
Gol: Cauly Oliveira (BAH)
Bahia: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo (Gabriel Xavier) e Chávez; Rezende, Acevedo, Thaciano e Cauly; Kayky (Daniel) e Mingotti (Everaldo) Técnico: Renato Paiva.
Palmeiras: Marcelo Lomba; Mayke, Gustavo Gómez, Luan e Vanderlan; Zé Rafael, Gabriel Menino (Richard Rios) e Bruno Tabata (Luis Guilherme); Artur (Giovani), Dudu (Breno López) e Endrick (López). Técnico: Abel Ferreira.
Fonte Galáticos Online