Cento e vinte e quatro novos gestores das escolas da rede municipal de Alagoinhas tomaram posse para o exercício de 2023-2027, em cerimônia realizada no último sábado (01), no teatro do SESC.
Os ocupantes dos cargos de direção e vice-direção de cada unidade foram escolhidos por meio de um processo eleitoral, regulamentado pelo Decreto 5860/2022. Depois de concluir o curso de Gestão Escolar promovido pela Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), de serem aprovados na avaliação escrita e de entregar o Plano de Gestão Escolar à Banca Examinadora, os candidatos aptos puderam formar suas chapas para serem escolhidos pela comunidade escolar, por meio do voto direto e secreto.
Para o secretário municipal de Educação, Gustavo Carmo, “quando se permite que a comunidade escolar, a população que usufrui da educação pública municipal e o servidor, possam fazer a escolha através do voto, se divide com a sociedade a responsabilidade com a gestão escolar, o que gera a sensação de pertencimento.”
Puderam votar professores, coordenadores pedagógicos, servidores municipais efetivos em exercício na unidade escolar, estudantes com mais de 12 anos e pais ou responsáveis legais dos estudantes menores de 18 anos. A base para esse processo é o fortalecimento da gestão escolar, por meio da qualificação gestores e o incentivo à participação da comunidade escolar.
A subsecretária de Educação, Keite Lima, explicou que o processo de escolha dos gestores durou cinco meses e envolveu cerca de 15 mil pessoas, entre votantes, candidatos e organizadores. “Nós entendemos que o diretor escolar é de suma importância para os resultados da aprendizagem. Então, nosso sentimento hoje é de dever cumprido com a educação de Alagoinhas”, avalia Keite.
A subsecretária reconhece ainda o trabalho executado pela Comissão Eleitoral, formada por representante dos sindicatos, representante do CME, da SEDUC e da Procuradoria Jurídica: “O resultado da dedicação, compromisso e responsabilidade desses profissionais determinou o sucesso da eleição, pois das 77 unidades de ensino somente uma não conseguiu eleger seu diretor, por falta de quórum; para essa unidade, uma nova eleição será marcada.”
Para os eleitos, a posse foi sinônimo de reconhecimento e a oportunidade de reafirmar o seu principal propósito, oferecer uma educação de qualidade aos alunos da rede municipal.
“Eu me sinto grata pelas pessoas que confiaram em nosso trabalho e comungaram de nosso propósito. E estou pronta pra assumir esse novo ciclo de trabalho em minha unidade”, declara Kamila Silva, eleita diretora da Creche Municipal Rosário da Caridade.
A professora Kelly Rebelato, por sua vez, já estava à frente da gestão do Colégio Municipal de Alagoinhas (CMA) e neste pleito, submeteu sua chapa ao voto popular. Feliz com o resultado, Kelly avalia: “A eleição mostrou que vínhamos fazendo um bom trabalho, que a comunidade nos aprovou. Meu objetivo é tornar o CMA um colégio modelo, pois nossos alunos merecem e a cidade também”.
Gustavo Carmo informa que essa é uma das etapas do processo de qualificação da educação municipal. “Gestores eleitos, agora vamos continuar com o fortalecimento da capacitação, deixando-os absolutamente preparados e seguindo juntos com um propósito em comum”, planeja Gustavo.
Estiveram presentes no ato de posse o vice-prefeito e secretário de Serviços Públicos Roberto Torres, representando o prefeito Joaquim Neto, o secretário de Governo João Rabelo, o secretário de Comunicação Márcio Gomes, os vereadores Jaldice Nunes e Thor de Ninha, presidente da Comissão Legislativa de Educação, e o subprocurador do município Hilton Ribeiro.